O que a Caldense significa pra você?

Ao longo dos últimos meses, tive a oportunidade de entrevistar quase quarenta pessoas relacionadas à Veterana. Ex-jogadores, dirigentes, membros da comissão técnica e companheiros de imprensa. Em cada entrevista uma pauta diferente, mas em todas elas uma pergunta contundente: “O que a Caldense significa pra você?”. Cada um reagiu de uma maneira. Alguns se emocionaram, outros sorriram, mas todos expressaram seus sentimentos de maneira peculiar. 
O afeto pelo clube foi sintetizado em sentenças como:
 “A Caldense é a minha vida”, “uma alegria para a família e amigos”, “um amor que a gente tem”, “é como minha filha, minha esposa”, “minha segunda casa”, “tudo o que eu tenho eu devo à Caldense”, “a Caldense começou minha história”, “depois que cheguei aqui, minha vida mudou”, “a Caldense me proporcionou inúmeras amizades”, “através da Caldense que estou em Poços de Caldas, onde criei minha família”, “a Caldense é o time de coração de todo poços-caldense ou pessoa que vier a morar em Poços”, “mesmo torcendo por outro clube, a Caldense é meu time de coração”, “tenho um laço histórico com o clube, um enraizamento familiar”, “é um clube que aprendi a gostar desde menino”, “eu passo mais tempo dentro da Caldense do que na minha própria casa”, “a Caldense é tudo pra mim”.

Pois é, meus amigos, somente um clube com uma história tão rica e extensa pode causar sentimentos como esses nas pessoas. Hoje, comemora-se 91 anos da fundação da gloriosa Associação. Durante todo esse tempo, milhares de pessoas vestiram o manto verde e branco. Seja torcendo pela equipe de futebol ou praticando as mais diversas modalidades esportivas. Experiências vividas, amizades construídas. Talvez sejam esses os maiores legados. A união entre as pessoas em dias de jogos, os momentos de descontração nas dependências do clube, as lições de vida aprendidas no caminho do esporte. Tudo isso foi importante na formação da nossa personalidade. É impossível mensurar o impacto que esse clube teve e tem em cada um de nós. Todos que por aqui passaram, deixaram um pouquinho e também levaram. Aliás, a Veterana fez com que a nossa querida cidade tivesse seu nome reverberado pelos quatro cantos do país.

Quantas gerações, quantas alegrias, quantas lembranças, quanta saudade. Do futebol ao cricket, do vôlei ao basquete. Os campeões, as conquistas, a superação, a glória. Os bailes, as matinês, os bingos, campeonatos e treinos. O que faz esse clube ser tão especial? Talvez Camões estivesse certo ao dizer que o “amor é fogo que arde sem se ver”. Torcemos pela Caldense sem mesmo saber por que. Uma paixão sem explicação. “Um clube, um orgulho, uma tradição”.

“Esse clube nos emociona, às vezes nos deixa sentido, mas o amor não passa, ele é só um”

Postagens mais visitadas deste blog

Título de Campeã Mineira de 2002 da Caldense completa 15 anos

O trabalho de um massoterapeuta no futebol

Entrevista com Alexandrino: Ex-jogador da Caldense

Entrevista com Augusto: O ponta-direita, o artilheiro, o motorzinho

Gata da Caldense realiza 2º ensaio; Confira as fotos

Caldense dos Sonhos

Caldense x Rio Branco: 20 anos de muita rivalidade

Entrevista com Marcus Vinícius: Ex-jogador da Caldense

Morre Pedro Meloni, o "Padre Artilheiro" da Caldense nos anos 60

Entrevista com Paulão: Ex-goleiro da Caldense