Após receber críticas, Gerente de Marketing da Caldense desabafa

Quando o programa de sócio-torcedor da Veterana foi lançado, criou-se um grupo no What’s App para reunir os participantes do “Arriba Caldense” e alguns dirigentes do clube. O objetivo inicial era aproximar as pessoas e informá-las sobre eventos e benefícios relativos ao projeto. Porém, o grupo tem se tornado uma ferramenta de debate e aberto espaço para torcedores darem sugestões aos dirigentes do clube, principalmente em relação ao marketing.

Alguns sócio-torcedores têm reclamado que estão sendo realizados pouquíssimos eventos exclusivos, outros cobram da diretoria mais ações para cativar novos adeptos, muitos pedem por um investimento em categoria de base e ainda diminuição no preço dos ingressos. Volta e meia os dirigentes esclarecem as situações, dão suas opiniões e até mesmo absorvem as sugestões.

Na noite desta quarta-feira e manhã de quinta, as cobranças se intensificaram. Alguns torcedores fizeram comparações com o trabalho de marketing que o Vulcão realizou e os resultados que alcançou e indagaram por que a Caldense não faz algo semelhante. Um torcedor criticou a postura do departamento de marketing do clube e exigiu uma maior consideração aos torcedores do clube.

Muitas pessoas começaram a se manifestar, até que o Gerente de Marketing do clube, Paulo Ney, resolveu colocar sua opinião e esclarecer a real situação do marketing da Caldense. Confira o texto na íntegra publicado pelo dirigente no What’s App:
Paulo Ney sanou dúvidas e prestou esclarecimentos aos torcedores da Caldense
“Vamos entender o contexto do clube. A Caldense realmente no passado nunca se preocupou com o torcedor. Só o fato de ter o futebol já era um atrativo na cidade, mas tudo mudou, as opções de lazer aumentaram, os pais têm pouco tempo para ficar com as famílias, a tecnologia fez com que as pessoas acompanhem e torçam para times da capital e até do exterior.... além de outros motivos. O futebol também mudou muito e não só a Caldense, mas todos os cubes do interior tem perdido espaço. A Federação Paulista de Futebol fez uma pesquisa recentemente onde aponta uma queda de público dos times do interior de quase 70% nos últimos 10 anos de Campeonato Paulista (A1, A2 e A3). Este é o cenário atual. Me lembro que no passado, dirigente da Caldense dava entrevista sempre falando assim: “Quer xingar fica em casa”. Isto realmente mostra que o clube não se preparou e tão pouco se preocupou com sua torcida.  
O problema principal da Caldense é a cultura. Quando falamos de cultura envolvemos o torcedor, os funcionários, os sócios do clube, os dirigentes, a imprensa, enfim, todos ligados ao futebol. As referências de hoje, em todos os sentidos, são do passado. O Departamento de Marketing do Clube, que só foi criado efetivamente em 2012, vem trabalhando para mudar esta imagem, para mudar a cultura do Clube como um todo. Mas não é um trabalho feito da noite para o dia.  
O trabalho feito no Vulcão (onde fui responsável direto pelo marketing desde sua fundação em 2007 até 2010) foi realizado em cima desse descontentamento dos torcedores da Caldense e também do algo novo, diferente, com foco crianças, novos torcedores, família... E o Vulcão dependia disso. A essência do clube era o marketing e ele dependia disso par pagar suas contas. Mas chega uma hora que o marketing não anda sozinho, ele depende do desempenho esportivo, e aí a gente já sabe a história. Na Caldense é o mesmo problema, mas com um agravante, não temos o fato do NOVO. Não temos a novidade pois já existe uma cultura e um “preconceito” já formado na cabeça dos torcedores, imprensa, sócios, da sociedade em geral. Aí está o nosso trabalho principal. Quebrar esses tabus! Mas todos envolvidos têm que andar juntos. 
 Todos sabemos que somente conseguiremos fidelizar a torcida com futebol o ano todo. E essa era a maior cobrança de todos da imprensa e torcedores. Isso já vem acontecendo mas, talvez pela cultura criada, o torcedor não deu a resposta esperada. Mas mesmo assim acreditamos que isso é fundamental para o crescimento do futebol do clube e consequentemente de sua torcida. 
 O trabalho em busca de patrocínios é constante, e este é somente um dos nossos objetivos. Muitos ligam o marketing direto ao patrocínio, mas quero mostrar para vocês que vai muito além. Prova que o trabalho principalmente com patrocinadores de fora de Poços têm sido bem feito , é que estamos trabalhando com patrocinadores como Embracon e JFL Alarmes há 3 anos e somente agora eles fecharam. Concordo que precisamos de mais, mas principalmente o empresário local só vai “enxergar” a Caldense com outros olhos quando ele sentir esta mudança cultural.  
Mas volto a falar que o marketing tem que andar ao lado do DESEMPENHO ESPORTIVO. Em 2015 o marketing fez um trabalho direto com o futebol, no dia-a-dia. E neste ano o sócio torcedor seria lançado. Não imaginávamos que chegaríamos a final do campeonato, e com certeza o projeto seria sucesso. Logo depois da conquista do vice-campeonato já aceleramos o lançamento para não perder o embalo do torcedor. O resultado foi dentro do esperado e o clube conquistou uma receita extra que superou a de um patrocinador máster. E esta receita o clube não tinha anteriormente, e principal: com um potencial de crescimento muito grande.
 Fizemos uma pesquisa no evento “Torcedor por um dia” que demostrou uma satisfação de 100% dos sócios torcedores (esta pesquisa está à disposição de todos). Isso nos motivou muito e várias ações conseguimos fazer. Porém, a Caldense passou por eleições de conselho e diretoria em 2016, e todos os projetos que estavam em execução passaram por avaliação da diretoria eleita para o novo mandato. Neste período ficamos sem poder realizar ações, mas a diretoria enxergou o quanto é importante este trabalho e pediu para darmos continuidade, mas o campeonato mineiro já estava batendo na porta. 
 Em relação ao sócio torcedor posso garantir que ele será tratado como prioridade e vocês que estão desde o começo, que na verdade compraram mesmo pelo amor ao clube (e isso é o fundamento básico do programa), são fundamentais para o sucesso dele. E o sucesso do Arriba Caldense é mais um passo que damos para melhorar a imagem, crescer o futebol do clube e sua torcida. Concordo que precisamos de novidades, as ideias batidas já não colam mais e estamos abertos às sugestões de todos. 
 Precisamos sim de mais incentivo, da liberdade de criação de ações, da aproximação do marketing com o futebol. Mas o trabalho com a imagem do clube está sendo feito e a diretoria tem nos dado o apoio para isso. Me desculpe pelo longo texto, mas me senti na obrigação de opinar como gerente de marketing do clube. Agradeço a todos por acreditarem no sócio torcedor desde o início e reforço mais uma vez, porque aqui sei que todos amam o clube, que precisamos de vocês sempre!”

Após esse texto, o Gerente de Marketing recebeu muitas mensagens de apoio e compreensão. Grande parte dos torcedores se demonstraram satisfeitos por receberem esclarecimentos e se sentiram acolhidos pela diretoria. E você, o que achou da atitude? Concorda com o que foi dito? Deixe a sua opinião nos comentários.

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